Introdução
Sobre esta receita
Hoje vamos fazer um hambúrguer que não é um hambúrguer qualquer: é o melhor hambúrguer vegan que já comeu!
Porquê? Porque é delicioso, tem imensa textura, é sumarento, é nutricionalmente rico e é fácil de fazer! Se quiser ter uma experiência completa pode fazer a maionese caseira ou mesmo o ketchup caseiro d’O Livro da Cozinha Vegana para se lambuzar mais um bocadinho.

Ingredientes
- .200 g cogumelos
- 1 chávena de avelas
- Um fio de azeite
- 2 c sopa de molho de soja
- 2 dentes de alho picados
- 1 c. chá de sal
- Pitada de pimenta preta
- 3 c sopa de beterraba ralada
- 1 chávena de feijão preto cozido
- 1 chávena de arroz integral cozido (cerca de ½ chav de arroz integral cru)
- 1 c. sopa de paprica fumada
- ½ chávena de glúten de trigo
Passo a passo
1
Para começar vamos cozer o arroz, enquanto fazemos tudo o resto o arroz fica pronto.
DICA: já que vai fazer arroz integral, aproveite e cozinhe o suficiente para a semana. Basta guarda-lo num tupperware e assim tem menos trabalho e come bem!
Para este hambúrguer precisamos de ½ chávena de arroz integral e 1 chávena e ½ de agua (para o arroz integral usa-se o triplo da água) e uma pitada de sal. Pode também fazer este hambúrguer com uma sobra de qualquer arroz que tenha mas integral é sempre mais rico!
2
Vamos agora triturar os cogumelos e as avelãs.
Salteamos as avelãs com os cogumelos numa frigideira com um fio de azeite até ficar bem dourado. DICA – pode usar esta mistura para rechear uma lasanha ou uns tacos mexicanos!
Quando ficar dourado juntamos o molho de soja e cozinhamos até evaporar. Retire e deixe arrefecer numa taça grande.
3
Agora juntamos uma cebola e os dentes de alho em mais um fio de azeite e deixamos dourar. Estamos a criar sabor no nosso hambúrguer ao cozinhar tudo isto, queremos que ele seja absolutamente irresistível. Tempere a cebola com sal e uma pitada de pimenta preta.
Coloque a cebola e o alho no processador, escorra bem o feijão preto e triture tudo até ficar uma pasta.
4
Coloque esta pasta na taça, envolva o arroz cozido e o glúten. Junte a paprica fumada e envolva. A paprica fumada é fundamental para dar um sabor profundo a estes hambúrgueres. Junte agora o glúten de trigo. Esta farinha vai ajudar a criar uma textura completamente diferente de qualquer outra farinha. Confere-lhe elasticidade e dá forma a estes hambúrgueres.
Amasse bem para que o glúten se possa desenvolver.
5
Agora pode fazer hambúrgueres com as mãos, cerca de 10 iguais.
Nesta altura pode congela-los num recipiente fechado.
Leve uma frigideira com azeite a aquecer e sele o hambúrguer dos 2 lados. É bastante rápido. Não o achate, deixe que os sucos maravilhosos fiquem todos lá dentro.
Quando estiver bem dourado está pronto para ser devorado!
Veja Mais
Reconfortante sopa vegan de noodles num frasco (receita simples, rápida e saudável)
SOPA DE NOODLES NUM FRASCOreconfortante, super rápida e cheia de legumes!IntroduçãoHoje vamos fazer uma sopa de noodles num frasco, uma maneira fácil, deliciosa e reconfortante! Primeiro precisamos de um frasco. E depois vamos fazer camadas de coisas deliciosas. Vamos...
Delicioso ONE POT PASTA vegan para aquecer o seu Inverno!
ONE POT PASTA saudável, com muitos legumes & pouca loiça! Introdução Este one pot pasta cheio de legumes, uma receita deliciosa e confortável para enfrentarmos o frio com a barriga bem aconchegada. Ingredientes 100 g de massa integral 1 cebola cortada às rodelas...
Perguntas & Respostas
PERGUNTAS & RESPOSTAS Um sobre mim para o meu aniversário :)Adorei as vossas perguntas! Acho muito interessante podermos partilhar assim perguntas e respostas como se estivessemos a conversar. Também gostaram? Digam-me, comentem e sugiram :)Veja Mais