Introdução

Sobre esta receita

 

 Hoje vamos fazer um hambúrguer que não é um hambúrguer qualquer: é o melhor hambúrguer vegan que já comeu!

Porquê? Porque é delicioso, tem imensa textura, é sumarento, é nutricionalmente rico e é fácil de fazer! Se quiser ter uma experiência completa pode fazer a maionese caseira ou mesmo o ketchup caseiro d’O Livro da Cozinha Vegana para se lambuzar mais um bocadinho.

Ingredientes

 

  • .200 g cogumelos
  • 1 chávena de avelas
  • Um fio de azeite
  • 2 c sopa de molho de soja
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 c. chá de sal
  • Pitada de pimenta preta
  • 3 c sopa de beterraba ralada
  • 1 chávena de feijão preto cozido
  • 1 chávena de arroz integral cozido (cerca de ½ chav de arroz integral cru)
  • 1 c. sopa de paprica fumada
  • ½ chávena de glúten de trigo

 

Passo a passo

1

Para começar vamos cozer o arroz, enquanto fazemos tudo o resto o arroz fica pronto.

DICA: já que vai fazer arroz integral, aproveite e cozinhe o suficiente para a semana. Basta guarda-lo num tupperware e assim tem menos trabalho e come bem!

Para este hambúrguer precisamos de ½ chávena de arroz integral e 1 chávena e ½ de agua (para o arroz integral usa-se o triplo da água) e uma pitada de sal. Pode também fazer este hambúrguer com uma sobra de qualquer arroz que tenha mas integral é sempre mais rico! 

2

Vamos agora triturar os cogumelos e as avelãs.

Salteamos as avelãs com os cogumelos numa frigideira com um fio de azeite até ficar bem dourado. DICA – pode usar esta mistura para rechear uma lasanha ou uns tacos mexicanos!

Quando ficar dourado juntamos o molho de soja e cozinhamos até evaporar. Retire e deixe arrefecer numa taça grande.

3

Agora juntamos uma cebola e os dentes de alho em mais um fio de azeite e deixamos dourar. Estamos a criar sabor no nosso hambúrguer ao cozinhar tudo isto, queremos que ele seja absolutamente irresistível. Tempere a cebola com sal e uma pitada de pimenta preta.

Coloque a cebola e o alho no processador, escorra bem o feijão preto e triture tudo até ficar uma pasta.

4

Coloque esta pasta na taça, envolva o arroz cozido e o glúten. Junte a paprica fumada e envolva. A paprica fumada é fundamental para dar um sabor profundo a estes hambúrgueres. Junte agora o glúten de trigo. Esta farinha vai ajudar a criar uma textura completamente diferente de qualquer outra farinha. Confere-lhe  elasticidade e dá forma a estes hambúrgueres. 

Amasse bem para que o glúten se possa desenvolver.

5

Agora pode fazer hambúrgueres com as mãos, cerca de 10 iguais.

Nesta altura pode congela-los num recipiente fechado.

Leve uma frigideira com azeite a aquecer e sele o hambúrguer dos 2 lados. É bastante rápido. Não o achate, deixe que os sucos maravilhosos fiquem todos lá dentro. 

Quando estiver bem dourado está pronto para ser devorado!

Veja Mais 

Ragout de Cogumelos Slow Cooked

Ragout de Cogumelos Slow Cooked

RAGOUT DE COGUMELOSperfeito para jantares de família! Slow cooked Ragout de cogumelos  Esta receita foi feita em parceria com a Le Creuset, que me desafiou a criar uma receita bem gostosa para o Natal para toda a família. Eu adoro estes estufados slow cooked e a...

Guia básico para dar sabor à comida vegan – 10 temperos chave!

Guia básico para dar sabor à comida vegan – 10 temperos chave!

GUIA DO SABOR dez temperos essenciais da comida veganOs 10 temperos infalíveis da comida vegana OLEO DE SESAMO É um óleo com um sabor bastante forte que faz a diferença toda em legumes salteados, assados, numa sopa ou num molho. Há o simples e o tostado, que tem um...