Introdução
Sobre esta receita
Hoje vamos fazer um hambúrguer que não é um hambúrguer qualquer: é o melhor hambúrguer vegan que já comeu!
Porquê? Porque é delicioso, tem imensa textura, é sumarento, é nutricionalmente rico e é fácil de fazer! Se quiser ter uma experiência completa pode fazer a maionese caseira ou mesmo o ketchup caseiro d’O Livro da Cozinha Vegana para se lambuzar mais um bocadinho.

Ingredientes
- .200 g cogumelos
- 1 chávena de avelas
- Um fio de azeite
- 2 c sopa de molho de soja
- 2 dentes de alho picados
- 1 c. chá de sal
- Pitada de pimenta preta
- 3 c sopa de beterraba ralada
- 1 chávena de feijão preto cozido
- 1 chávena de arroz integral cozido (cerca de ½ chav de arroz integral cru)
- 1 c. sopa de paprica fumada
- ½ chávena de glúten de trigo
Passo a passo
1
Para começar vamos cozer o arroz, enquanto fazemos tudo o resto o arroz fica pronto.
DICA: já que vai fazer arroz integral, aproveite e cozinhe o suficiente para a semana. Basta guarda-lo num tupperware e assim tem menos trabalho e come bem!
Para este hambúrguer precisamos de ½ chávena de arroz integral e 1 chávena e ½ de agua (para o arroz integral usa-se o triplo da água) e uma pitada de sal. Pode também fazer este hambúrguer com uma sobra de qualquer arroz que tenha mas integral é sempre mais rico!
2
Vamos agora triturar os cogumelos e as avelãs.
Salteamos as avelãs com os cogumelos numa frigideira com um fio de azeite até ficar bem dourado. DICA – pode usar esta mistura para rechear uma lasanha ou uns tacos mexicanos!
Quando ficar dourado juntamos o molho de soja e cozinhamos até evaporar. Retire e deixe arrefecer numa taça grande.
3
Agora juntamos uma cebola e os dentes de alho em mais um fio de azeite e deixamos dourar. Estamos a criar sabor no nosso hambúrguer ao cozinhar tudo isto, queremos que ele seja absolutamente irresistível. Tempere a cebola com sal e uma pitada de pimenta preta.
Coloque a cebola e o alho no processador, escorra bem o feijão preto e triture tudo até ficar uma pasta.
4
Coloque esta pasta na taça, envolva o arroz cozido e o glúten. Junte a paprica fumada e envolva. A paprica fumada é fundamental para dar um sabor profundo a estes hambúrgueres. Junte agora o glúten de trigo. Esta farinha vai ajudar a criar uma textura completamente diferente de qualquer outra farinha. Confere-lhe elasticidade e dá forma a estes hambúrgueres.
Amasse bem para que o glúten se possa desenvolver.
5
Agora pode fazer hambúrgueres com as mãos, cerca de 10 iguais.
Nesta altura pode congela-los num recipiente fechado.
Leve uma frigideira com azeite a aquecer e sele o hambúrguer dos 2 lados. É bastante rápido. Não o achate, deixe que os sucos maravilhosos fiquem todos lá dentro.
Quando estiver bem dourado está pronto para ser devorado!
Veja Mais
Guia básico para dar sabor à comida vegan – 10 temperos chave!
GUIA DO SABOR dez temperos essenciais da comida veganOs 10 temperos infalíveis da comida vegana OLEO DE SESAMO É um óleo com um sabor bastante forte que faz a diferença toda em legumes salteados, assados, numa sopa ou num molho. Há o simples e o tostado, que tem um...
GUIA PARA PRINCIPIANTES NO VEGANISMO – 9 dicas fáceis para se tornar vegan!
GUIA PARA PRINCIPIANTES NO VEGANISMO9 dicas fundamentaisHoje vou-vos ajudar a comer de uma forma mais saudável e a viver de uma maneira mais sustentável. Este vídeo é um guia para iniciantes no veganismo, em 9 pontos, para tirar dúvidas, desmistificar e simplificar. O...
AS 10 perguntas mais chatas que fazem a um vegan: respondidas!
RESPONDI A TODAS!1 Mas o que é que tu comes? Portanto, que eu saiba continuamos a comer comida. Milhões de coisas diferentes para comer para além de meia dúzia de bichos. É um admirável mundo novo! É que há tanta comida diferente para além do bitoque e do bacalhau...