Introdução

Sobre esta receita

 

 Hoje vamos fazer um hambúrguer que não é um hambúrguer qualquer: é o melhor hambúrguer vegan que já comeu!

Porquê? Porque é delicioso, tem imensa textura, é sumarento, é nutricionalmente rico e é fácil de fazer! Se quiser ter uma experiência completa pode fazer a maionese caseira ou mesmo o ketchup caseiro d’O Livro da Cozinha Vegana para se lambuzar mais um bocadinho.

Ingredientes

 

  • .200 g cogumelos
  • 1 chávena de avelas
  • Um fio de azeite
  • 2 c sopa de molho de soja
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 c. chá de sal
  • Pitada de pimenta preta
  • 3 c sopa de beterraba ralada
  • 1 chávena de feijão preto cozido
  • 1 chávena de arroz integral cozido (cerca de ½ chav de arroz integral cru)
  • 1 c. sopa de paprica fumada
  • ½ chávena de glúten de trigo

 

Passo a passo

1

Para começar vamos cozer o arroz, enquanto fazemos tudo o resto o arroz fica pronto.

DICA: já que vai fazer arroz integral, aproveite e cozinhe o suficiente para a semana. Basta guarda-lo num tupperware e assim tem menos trabalho e come bem!

Para este hambúrguer precisamos de ½ chávena de arroz integral e 1 chávena e ½ de agua (para o arroz integral usa-se o triplo da água) e uma pitada de sal. Pode também fazer este hambúrguer com uma sobra de qualquer arroz que tenha mas integral é sempre mais rico! 

2

Vamos agora triturar os cogumelos e as avelãs.

Salteamos as avelãs com os cogumelos numa frigideira com um fio de azeite até ficar bem dourado. DICA – pode usar esta mistura para rechear uma lasanha ou uns tacos mexicanos!

Quando ficar dourado juntamos o molho de soja e cozinhamos até evaporar. Retire e deixe arrefecer numa taça grande.

3

Agora juntamos uma cebola e os dentes de alho em mais um fio de azeite e deixamos dourar. Estamos a criar sabor no nosso hambúrguer ao cozinhar tudo isto, queremos que ele seja absolutamente irresistível. Tempere a cebola com sal e uma pitada de pimenta preta.

Coloque a cebola e o alho no processador, escorra bem o feijão preto e triture tudo até ficar uma pasta.

4

Coloque esta pasta na taça, envolva o arroz cozido e o glúten. Junte a paprica fumada e envolva. A paprica fumada é fundamental para dar um sabor profundo a estes hambúrgueres. Junte agora o glúten de trigo. Esta farinha vai ajudar a criar uma textura completamente diferente de qualquer outra farinha. Confere-lhe  elasticidade e dá forma a estes hambúrgueres. 

Amasse bem para que o glúten se possa desenvolver.

5

Agora pode fazer hambúrgueres com as mãos, cerca de 10 iguais.

Nesta altura pode congela-los num recipiente fechado.

Leve uma frigideira com azeite a aquecer e sele o hambúrguer dos 2 lados. É bastante rápido. Não o achate, deixe que os sucos maravilhosos fiquem todos lá dentro. 

Quando estiver bem dourado está pronto para ser devorado!

Veja Mais 

Delicioso ONE POT PASTA vegan para aquecer o seu Inverno!

Delicioso ONE POT PASTA vegan para aquecer o seu Inverno!

ONE POT PASTA saudável, com muitos legumes & pouca loiça! Introdução Este one pot pasta cheio de legumes, uma receita deliciosa e confortável para enfrentarmos o frio com a barriga bem aconchegada. Ingredientes 100 g de massa integral 1 cebola cortada às rodelas...

Perguntas & Respostas

Perguntas & Respostas

PERGUNTAS & RESPOSTAS Um sobre mim para o meu aniversário :)Adorei as vossas perguntas! Acho muito interessante podermos partilhar assim perguntas e respostas como se estivessemos a conversar. Também gostaram? Digam-me, comentem e sugiram  :)Veja Mais