GUIA DO SABOR

dez temperos essenciais da comida vegan

Os 10 temperos infalíveis da comida vegana

  • OLEO DE SESAMO

É um óleo com um sabor bastante forte que faz a diferença toda em legumes salteados, assados, numa sopa ou num molho. Há o simples e o tostado, que tem um sabor mais intenso. Ambos são bons!

Dá-se lindamente com alho, gengibre e molho de soja.

  • MISO

Dá profundidade de sabor a molhos, estufados, caldos, sopas.

 Misture com óleo de sésamo para marinadas deliciosas. Liga maravilhosamente bem com abóbora e beringela assadas.

  • LIMÃO

Fica praticamente bem com tudo, seja um prato de massa seja uma sopa, sobremesa, molho, umas gotas fazem os sumos verdes ficarem mais vibrantes. A casca de limão ou a raspa de limão num estufado ou assado fica ótimo!

  • VINAGRE DE CIDRA

Outro sabor ácido que dá com quase tudo, como o limão, mas como é bem forte usamos em menor quantidade. Uma colherzinha nos legumes que vão a assar, ou num estufado ou sopa ajudam a intensificar os sabores. Dá também para fazer pickles! É perfeito em saladas e o melhor para pastelaria.

  • ERVAS AROMÁTICAS

Tanto sabor numas pequenas folhinhas! É bem fácil fazer ressaltar sabores com diferentes ervas. Salsa e coentros são os mais comuns, mas pode aventurar-se noutros sabores! As ervas são todas boas! Use em grandes quantidades, não apenas uma folhinha para fazer bonito e pique os caules, dão uma crocância e frescura incrível com todos os pratos e patês.

  • MOLHO DE SOJA OU TAMARI

Salva-me jantares sempre. Para salteados, assados, para salgar estufados, para caramelizar legumes, sementes ou tofu. Uso quase todos os dias e é perfeito para pratos de inspiração asiática.

.

  • PAPRICA FUMADA 

Dá uma profundidade maravilhosa a hambúrgueres, a estufados, a assados, ao seitan e ao tofu. Tem sabor de churrasco.

.

  • ALHO

O alho é a base de todos os cozinhados, vá! Ralados, picado, assado, é incrível com tudo. Estufados, salteados, molhos, dips, assados. Alho é vida. Quando estiver a fazer um assado de legumes ou batatas adicione uma cabeça de alho para assar e aproveite o sabor caramelizado e subtil do alho assado em estufados, dips e molhos.

.

  • MOSTARDA DIJON

Um ingrediente bastante sobrevalorizado e incrivelmente saboroso e rico. Gosto mais da com sementes, que são ricas em antioxidantes, vitaminas e mirenerais! Fica incrível para temperar cenouras e legumes assados, para sopas e estufados, molhos para salada clássicos e imbatíveis!

.

  • PIMENTÃO DOCE

 É a minha especiaria preferida e é bem portuguesa. Fica deliciosa em cozinhados mais semelhantes aos da culinária portuguesa. Adoro nas batatas no forno!

.

Veja Mais 

AS 10 perguntas mais chatas que fazem a um vegan: respondidas!

AS 10 perguntas mais chatas que fazem a um vegan: respondidas!

RESPONDI A TODAS!1  Mas o que é que tu comes? Portanto, que eu saiba continuamos a comer comida. Milhões de coisas diferentes para comer para além de meia dúzia de bichos. É um admirável mundo novo! É que há tanta comida diferente para além do bitoque e do bacalhau...

Os 10 essenciais da despensa vegan e saudável

Os 10 essenciais da despensa vegan e saudável

DESPENSA VEGANPara uma vida mais saudável e prática!E Comer de uma forma mais saudável e isso começa por aquilo que temos na disponível na despensa. Cozinhar de uma forma mais saudável é muito mais fácil quando temos à mão coisas boas. Vou-vos dizer as que mais uso,...