GUIA DO SABOR

dez temperos essenciais da comida vegan

Os 10 temperos infalíveis da comida vegana

  • OLEO DE SESAMO

É um óleo com um sabor bastante forte que faz a diferença toda em legumes salteados, assados, numa sopa ou num molho. Há o simples e o tostado, que tem um sabor mais intenso. Ambos são bons!

Dá-se lindamente com alho, gengibre e molho de soja.

  • MISO

Dá profundidade de sabor a molhos, estufados, caldos, sopas.

 Misture com óleo de sésamo para marinadas deliciosas. Liga maravilhosamente bem com abóbora e beringela assadas.

  • LIMÃO

Fica praticamente bem com tudo, seja um prato de massa seja uma sopa, sobremesa, molho, umas gotas fazem os sumos verdes ficarem mais vibrantes. A casca de limão ou a raspa de limão num estufado ou assado fica ótimo!

  • VINAGRE DE CIDRA

Outro sabor ácido que dá com quase tudo, como o limão, mas como é bem forte usamos em menor quantidade. Uma colherzinha nos legumes que vão a assar, ou num estufado ou sopa ajudam a intensificar os sabores. Dá também para fazer pickles! É perfeito em saladas e o melhor para pastelaria.

  • ERVAS AROMÁTICAS

Tanto sabor numas pequenas folhinhas! É bem fácil fazer ressaltar sabores com diferentes ervas. Salsa e coentros são os mais comuns, mas pode aventurar-se noutros sabores! As ervas são todas boas! Use em grandes quantidades, não apenas uma folhinha para fazer bonito e pique os caules, dão uma crocância e frescura incrível com todos os pratos e patês.

  • MOLHO DE SOJA OU TAMARI

Salva-me jantares sempre. Para salteados, assados, para salgar estufados, para caramelizar legumes, sementes ou tofu. Uso quase todos os dias e é perfeito para pratos de inspiração asiática.

.

  • PAPRICA FUMADA 

Dá uma profundidade maravilhosa a hambúrgueres, a estufados, a assados, ao seitan e ao tofu. Tem sabor de churrasco.

.

  • ALHO

O alho é a base de todos os cozinhados, vá! Ralados, picado, assado, é incrível com tudo. Estufados, salteados, molhos, dips, assados. Alho é vida. Quando estiver a fazer um assado de legumes ou batatas adicione uma cabeça de alho para assar e aproveite o sabor caramelizado e subtil do alho assado em estufados, dips e molhos.

.

  • MOSTARDA DIJON

Um ingrediente bastante sobrevalorizado e incrivelmente saboroso e rico. Gosto mais da com sementes, que são ricas em antioxidantes, vitaminas e mirenerais! Fica incrível para temperar cenouras e legumes assados, para sopas e estufados, molhos para salada clássicos e imbatíveis!

.

  • PIMENTÃO DOCE

 É a minha especiaria preferida e é bem portuguesa. Fica deliciosa em cozinhados mais semelhantes aos da culinária portuguesa. Adoro nas batatas no forno!

.

Veja Mais 

Ragout de Cogumelos Slow Cooked

Ragout de Cogumelos Slow Cooked

RAGOUT DE COGUMELOSperfeito para jantares de família! Slow cooked Ragout de cogumelos  Esta receita foi feita em parceria com a Le Creuset, que me desafiou a criar uma receita bem gostosa para o Natal para toda a família. Eu adoro estes estufados slow cooked e a...

AS 10 perguntas mais chatas que fazem a um vegan: respondidas!

AS 10 perguntas mais chatas que fazem a um vegan: respondidas!

RESPONDI A TODAS!1  Mas o que é que tu comes? Portanto, que eu saiba continuamos a comer comida. Milhões de coisas diferentes para comer para além de meia dúzia de bichos. É um admirável mundo novo! É que há tanta comida diferente para além do bitoque e do bacalhau...