DESPENSA VEGAN

Para uma vida mais saudável e prática!

E Comer de uma forma mais saudável e isso começa por aquilo que temos na disponível na despensa. Cozinhar de uma forma mais saudável é muito mais fácil quando temos à mão coisas boas. Vou-vos dizer as que mais uso, sendo que nem sempre as tenho sempre ao mesmo tempo. E sinta-se livre para escolher as que achar melhor para si.

Os Essenciais da Despensa

1. LEGUMES E FRUTA DA ESTAÇÃO

Da estação porque são mais sustentáveis, baratos e saborosos!
O prato deve ter pelo menos metade de legumes, acrescente legumes a tudo, ficam bem com tudo e de todas as maneiras. Varie as cores e texturas.

2. LEGUMINOSAS

Congeladas, em frasco ou secas. As ervilhas e favas são fáceis de comprar já congeladas. As lentilhas cozem em 10 mn depois de demolhadas e pode cozinhar uma grande porção e congelar. E depois, claro, feijões e grão, que ficam ótimos assim, em estufados, saladas, em salteados, hambúrgueres e croquetes. Nesta categoria incluo também o tofu, que me salva imensas refeições..

3 CEREAIS

Se possível integrais porque são mais saudáveis, mais ricos nutricionalmente e uma menor quantidade sacia muito mais! Os que gosto mais são os mais rápidos a cozer como quinoa, millet e cuscus. Mas também massa integral, arroz integral ou brancos para uma refeição mais simples. E em farinhas e flocos, como farinha de aveia ou de trigo sarraceno para panquecas, flocos para papas cremosas, bolos, essas coisas.
PÃO – compro sempre de fermentação natural e integral e gosto especialmente do de arroz ou de aveia. Compro uma grande porção e depois fatio e congelo.

4 LEITES E IOGURTES VEGETAIS

Coco, soja, arroz, amêndoa, o que gostar. Para beber, para pastelaria e para estufados e gratinados. Também servem para molhos cremosos.

5 OLEAGINOSAS E SEMENTES

As oleaginosas e sementes são ótimas para serem comidas assim como snack mas também em saladas ou qualquer comida que precise de um crocante. São excelentes gorduras e uma excelente fonte de proteína. Guarde-as perto da vista para as ir usando e não ficarem esquecidas no armário. Eu como todos os dias e gosto de as tostar ligeiramente na frigideira para libertarem os seus óleos e ficarem mais crocantes.
Com cajus, amêndoas, macadâmias e castanhas do pará ou mesmo sementes de girassol pode ainda substituir facilmente os lacticínios e fazer queijos, leites, sobremesas como cheesecake e molhos cremosos.

6 MANTEIGAS DE OLEAGINOSAS E SEMENTES

São uma maneira prática e rápida de comer oleaginosas.
Pode barrar no pão ou fazer molhos e estufados. De avelã, de amêndoa, amendoim ou tahini.

7 ÓLEOS

Os melhores são virgens e de primeira pressão a frio. Gosto de azeite como gordura principal para tudo, mas também uso óleo de coco às vezes, de linhaça e de sésamo. Uso o de girassol para pastelaria porque tem pouco sabor.

8 TEMPEROS, ESPECIARIAS E ERVAS

Quando comecei a cozinhar mais tinha sempre imensas especiarias e o que acontecia era que acabavam por ficar rançosas porque não as conseguia usar todas. Agora tenho assim uma escolha básica das que isso sempre:
pimentão doce, para batatas no forno, estufados; salteados
molho de soja, gengibre, cominhos, curcuma para pratos de inspiração asiática;
paprica fumada para dar uma profundidade de sabor de “churrasco”;
sal marinho português,
pimenta preta para tudo
canela para as sobremesas e para beber com leite – com leite de arroz sabe a arroz doce, eu adoro!
vinagres – gosto do de cidra, do de vinho, de arroz e do balsâmico, para saladas, para dar acidez a sopas, para molhos e para pastelaria!

Ervas aromáticas da estação – as que mais gostar! Use como se fossem folhas, não como se fossem temperos! Capriche! Saladas cheias de folhas de coentros ou de salsa ficam maravilhosas! É uma maneira natural de tornar tudo mais saboroso.

9 FERMENTADOS

Iogurtes, picles caseiros, kimchi, azeitonas, ou probioticos – tudo o que tiver à mão para ajudar o seu intestino a ser mais saudável!

10 SUBSTITUTOS PROTEICOS

É sempre bom ter à mão. Hambúrguer, falafel, nuggets, chouriço, seitan, o que mais gostarem, para uma refeição rápida.

Veja Mais 

Ragout de Cogumelos Slow Cooked

Ragout de Cogumelos Slow Cooked

RAGOUT DE COGUMELOSperfeito para jantares de família! Slow cooked Ragout de cogumelos  Esta receita foi feita em parceria com a Le Creuset, que me desafiou a criar uma receita bem gostosa para o Natal para toda a família. Eu adoro estes estufados slow cooked e a...

Guia básico para dar sabor à comida vegan – 10 temperos chave!

Guia básico para dar sabor à comida vegan – 10 temperos chave!

GUIA DO SABOR dez temperos essenciais da comida veganOs 10 temperos infalíveis da comida vegana OLEO DE SESAMO É um óleo com um sabor bastante forte que faz a diferença toda em legumes salteados, assados, numa sopa ou num molho. Há o simples e o tostado, que tem um...