Partilho convosco dicas que mudaram a minha vida e a minha maneira de me organizar. Fizeram com que a minha produtividade aumentasse e conseguisse manter o foco e o equilíbrio diariamente.

Durante anos mantive cadernos e agendas cheios de coisas para fazer, com “to do lists” intermináveis que, por mais que fizesse, nunca conseguia completar. Sentia-me assoberbada e quanto mais tentava organizar, mais me bloqueava! No início de 2020 comecei este método, depois de ouvir imensos tutoriais sobre bullet planners, e cheguei a este resumo que vos mostro aqui. Porque mudou a minha vida? Porque consigo organizar-me plenamente, consigo planear o ano e mês a mês, dou atenção ao trabalho mas também a tudo o resto que importa e a mim própria, e consigo organizar o tempo plenamente. Também consigo encontrar o “Brain Dump” que antes espalhava pelos meus cadernos e que se perdia por lá, porque consigo organizar também as minhas ideias num sítio. E esforço-me para fazer check up total nem que seja diariamente, e, acredite ou não, escrever torna tudo muito mais claro – o que ajuda muito a manter o equilíbrio, a plenitude e a felicidade

Começo sempre os meus cadernos com a data e o local onde o comecei a escrever, e uma frase ou uma citação que goste e faça sentido para mim naquela altura. A frase com que comecei o ano de 2020 foi:

“A human being is a part of the whole called by us universe, a part limited in time and space. He experiences himself, his thoughts and feeling as something separated from the rest, a kind of optical delusion of his consciousness. This delusion is a kind of prison for us, restricting us to our personal desires and to affection for a few persons nearest to us. Our task must be to free ourselves from this prison by widening our circle of compassion to embrace all living creatures and the whole of nature in its beauty. Albert Einstein

PÁGINA 1 – um CALENDÁRIO do mês em questão e PRIORIDADES para esse mês. Anoto nos dias do calendário as datas importantes.

PÁGINA 2 – CHECK UP físico, emocional e espiritual – onde pode escrever como se sente, em cada “departamento”

PÁGINA 3 – BRAIN DUMP – com ideias soltas, sobre o que quiser! Eu dividi para mim e para o The Love Food

PÁGINA 4 – HÁBITOS saudáveis e os dias desse mês, para colocar os hábitos em frente aos dias. Por exemplo: yoga, meditação, exercício, corrida, o que gostar e lhe der prazer.

ÚLTIMAS PÁGINAS – OBJECTIVOS para o ano e, trimestralmente, o que se fez para alcançar os objectivos. Isso faz com que consiga manter o foco o ano inteiro, e trabalhe com propósito.

Para quem trabalha de forma livre, sobretudo se tem filhos, é muito fácil descurar-se de si, e é normal perder-se no meio das coisas que tem para fazer. Esta forma de se organizar ajuda a manter-se centrada e focada!

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