Estes são os livros de culinária que eu mais uso e consulto ao longo dos anos. São os que mais me inspiram e aqueles que volto sempre para me inspirar. Apesar de ser uma viciada em livros de culinária e desta lista ter sido mesmo difícil de fazer, creio que conseguem encontrar tudo o que é preciso nestes 4, se só quiserem ter 4 (para além dos meus livros, obviamente, blink!)

VEGANOMICON – da Isa Chandra Moscowitz e Terry Hope Romero. Receitas simples e outras menos simples, para todas as ocasiões. Tem poucas fotos mas compensa pela quantidade de receitas incríveis que lá tem dentro. Todas funcionam muito bem e são muito inspiradoras. De pequenos-almoços a entradas, passando por milhares de pratos, molhos, saladas, sobremesas, este é o meu must have de sempre!

THE JOY OF VEGAN BAKING – da Colleen Patrick Goudreau. Tem todas as receitas de gulodices possíveis e imaginárias. Todas as receitas que experimentei funcionaram muito bem. Ela usa muita margarina, que é um ingrediente que eu não gosto nada, mas geralmente consigo dar a volta à receita com óleos mais saudáveis. Também costumo trocar as farinhas brancas por integrais. É um livro mesmo bom e muito completo para quem quer fazer sobremesas.

AS DELÍCIAS DE ELLA – da Ella Woodward. Porque ela eleva os vegetais a outro nível, de forma muito criativa e descomplicada. Qualquer livro dela é bom. Para além disso são livros honestos que têm como base uma partilha sincera associada a um estilo de vida saudável. Vemos claramente que naquele livro é o que ela gosta de comer, não uma encomenda de receitas saudáveis só porque sim.

MY NEW ROOTS – gosto muito da Sarah Britton justamente porque aquilo que ela é é aquilo que ela come e partilha. Tem um enorme respeito pelos ingredientes e pratica o sazonal. Para além disso tem fotos lindas e as receitas são uma inspiração.

Espero que estes livros vos ajudem na cozinha a comer de uma forma mais criativa e saudável. A mim ajudaram e muito!