Esta é a papa que o meu filho mais comeu em toda a sua vida (a primeira que ele comeu!) e a nossa preferida! É fácil e rápida de fazer e super nutritiva. É uma alternativa maravilhosa às papas de aveia e até melhor porque, neste caso, usamos o cereal (o arroz) na sua integralidade – ou seja, não usamos farinhas ou flocos – e cumprimos todos os passos necessários para garantir a biodisponibilidade de todos os nutrientes! Demolhamos, como boa semente que é, e cozemos durante o tempo necessário. É adoçada apenas com maçã e é mais do que o suficiente!

Esta papa é uma excelente alternativa às papas industrializadas de pacote justamente pelas razões que refiro acima, mas sobretudo porque não precisa de qualquer tipo de açúcar, suplementos ou ingredientes estranhos. Muitas papas e comida de bebé usam farinhas refinadas e branqueadas, açúcares (não apenas açúcar mas modificações deste como dextrose e sacarose, entre outras) e duram eternidades nas prateleiras. São feitas para engordar mais do que nutrir. Como não contêm praticamente nenhum ingrediente nutritivo e interessante são enriquecidas com uma série de nutrientes e minerais que, numa papa caseira, conseguimos obter naturalmente a partir dos cereais e da fruta.

As papas feitas em casa são infinitamente mais saudáveis, frescas e nutritivas! Pode encontrar imensas receitas de papas caseiras no livro “Receita Veganas para Bebés, Crianças e Famílias Saudáveis

Para 2 chávenas de papinha:

  • 1/2 chávena de arroz integral
  • 1 1/2 chávenas de água
  • 2 maçãs pequenas

Demolhe o arroz integral durante 1 noite ou 8 horas. Este processo faz com que coza mais rápido mas também irá torná-lo mais nutritivo.

Coza o arroz na água durante 20 a 30 mn ou até estar bem tenro.

Corte as maçãs aos pedaços e adicione quando o arroz estiver pronto. Coza mais 10 mn para que as maçãs fiquem tenras, e adicione um pouco mais de água caso seja necessário.

Retire do lume e triture com a varinha mágica até ficar bem cremosa. Sirva polvilhada com canela.

Esta papa pode engrossar depois de feita. Pode adicionar um pouco de água quente para que volte a ficar cremosa. Pode mexer bem enquanto adiciona a água ou triturar com a varinha mágica novamente. Dura 5 dias no frigorífico.

Se tiver outra fruta da estação, use-a! Fica ótima com pera, morangos, mirtilos, alperces, pêssegos ou banana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*