Gosto muito destas bolachinhas porque são crocantes mas tenrinhas por dentro, são adoçadas com banana e a única gordura que usam é manteiga de oleaginosas: de amêndoa, avelã ou amendoim. Pode adicionar depois outros sabores, como canela, gengibre, sementes de abóbora, sementes de girassol, frutos secos picados (ficam ótimas com figos secos). Esta é uma base simples que fica muito boa. A receita é inspirada deste site que eu gosto muito.

Estas bolachinhas são um bom snack ou mesmo pequeno-almoço. São nutritivas e saciantes, tudo o que um bom snack deve ser!

Para fazer 9 bolachas de aveia precisa de:

  • uma banana grande ou 2 pequenas, maduras
  • 1/3 de chávena de manteiga de oleaginosas (amêndoa, avelã, amendoim…)
  • 1 chávena de flocos de aveia finos (pode escolher a opção sem glúten)
  • 1/2 chávena de farinha de aveia (se não tiver basta triturar os flocos de aveia até se transformarem numa farinha – pode escolher a opção sem glúten)
  • 2 c. sopa de passas (opcional)
  • 2 quadrados de chocolate picado

Esmague a banana. Junte a manteiga e envolva bem até estar tudo incorporado.

Junte todos os ingredientes restantes. Faça bolas ou então molde com ajuda de uma colher de gelado e coloque-as numa forma para ir ao forno forrada com um tapete anti-aderente ou papel vegetal.

Leve ao forno durante 10 a 15 mn a 180ºC ou até estarem douradas. Elass não vão estar duras assim que saírem do forno mas irão enrijecer à medida que arrefecem.

Não deixe estar tempo demais no forno ou as passas poderão queimar.

Espero que goste tanto destas bolachinhas quanto eu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*