Esta ilustração linda é da artista (e minha sista) Margarida Girão, uma das pessoas mais incríveis e criativas que eu conheço, e que eu vos convido a seguir nas redes sociais. A Margarida trabalha com ilustração e colagens, e faz uns workshops de colagem que são mais mindfulness do que ir a Bali.

Partilho convosco uma “mesinha” que eu faço para mim sempre que me sinto mais fraca, a chocar qualquer coisita, e que faz milagres. É este shot e a sopa de Miso, que eu irei partilhar aqui. Ambos equilibram o meu sistema.

Uma nota: eu não sou médico ou nutricionista e não tenho qualquer vontade em sê-lo. Isto funciona comigo, não estou a prescrever absolutamente nada. Apenas acredito no poder dos alimentos naturais, acho que têm super poderes.

Neste shot temos:

gengibre, que acelera o metabolismo, desinfecta a garganta, é anti-inflamatório, promove uma boa absorção de nutrientes e estimula o sistema imunitário;

curcuma – poderoso anti-inflamatório cujo princípio activo, a curumina, é potencial pela pimenta preta. É usada há imensos anos pela medicina tradicional chinesa e Ayurvédica. Ajuda na digestão, é antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas;

Também o alho tem propriedades medicinais e é altamente nutritivo.

A laranja vem dar algum sumo e acrescentar vitaminas.

Para este shot precisamos de:

  • 2 cm de gengibre sem pele
  • 2 cm de curcuma sem pele
  • uma pitada de pimenta preta
  • 1/2 copo de água (ou chá)
  • 1/2 laranja grande ou uma média ou sumo de meio limão

Triture tudo no liquidificador.

Coe com a ajuda de uma peneira ou de um coador, e beba.

Se achar especialmente forte adicione mel de arroz ou outro adoçante.