É de aproveitar a seasondos abacates para fazer tudo e mais alguma coisa! O abacate é um legume maravilhoso que tem mais do triplo do potássio de uma banana e outros minerais como o ferro, magnésio e cálcio. Tem uma acção anti-oxidante (protege as células), vitamina A, E e C e tem gordura, é certo, mas são gorduras boas! Acelera o processo da digestão, por isso pode ser usado contra a prisão de ventre.
De resto é incrivelmente cremoso e basta esmagá-lo e juntar o sumo de meio limão, um tomate sem sementes aos pedacinhos, meia cebola picada e uma pitada de sal para ter um manjar! E com umas ervas picadas como cebolinho ou coentros fica uma delícia!

E casar este guacamole com estas tortilhas que se fazem num instante e são maravilhosamente tenras e crocantes… hummm!

Receita para 8 tortilhas
2 chávenas/xícaras de farinha de trigo
¾ chávenas/xícaras de água
3 colheres de sopa de azeite
uma pitada de sal
Misture todos os ingredientes e amasse bem. Se necessário junte mais farinha.
A massa fica sempre meia pegajosa, é suposto ficar assim!
Divida a massa em 8 porções iguais. Achate-as o mais uniformemente que conseguir (eu achatei-as em cima da mesa). Coloque-as uma a uma numa frigideira quente (não precisam de gordura). Vire quando já estiverem a ficar duras e a ganhar um tom dourado.

Sirva com um belo de um guacamole ou use-as para fazer uma sandoca para levar para a praia ou para o trabalho. É da maneira que evita o pão que se vende por aí com 70 ingredientes esquisitos (veja as etiquetas do pão)!