Estou-vos a escrever enquanto petisco algumas destas chips. Foi a primeira vez que as fiz e não vai ser certamente a última: são deliciosamente crocantes, leves, salgadinhas q.b., super fáceis de fazer e um petisco maravilhoso – parece que se desintegram na boca!
Comprei este pacote da Quinta do Arneiro (comprei no Celeiro) e pensei logo em fazer chips, por isso toca a procurar receitas na blogosfera! Mas achei que tinham tantos ingredientes e eu estava com tanta vontade de as devorar que resolvi só usar os ingredientes do costume para fazer chips: azeite e sal. E ficaram perfeitas! Mas pode acrescentar as especiarias que preferir, como pimenta cayena se quiser mais picante, alho em pó, enfim, o que a sua gula ditar.
A couve frisada (aka kale) está super na moda agora, mas é da família da nossa couve portuguesa, da couve galega e dos brócolos. Pode ser usada como a couve tradicional (cozida, salteada, ao vapor, etc), mas tem esta particularidade de ficar incrivelmente crocante quando é assada, o que é maravilhoso (as couves da minha quinta ficaram cheias de inveja). É rica em fibras e baixa em calorias, tem imensos minerais como ferro e potássio, tem vitaminas K, A e C e poderosos antioxidantes, que previnem o aparecimento do cancro. Tem Omega 3 (pois é, não é só nas sardinhas que isto existe!), ajuda a baixar o colesterol e é rica em cálcio.

Como vêem, é uma pequena maravilha. Mas todos os vegetais o são. Varie! E não deixe de experimentar estas delícias!

Para 4 pessoas petiscarem ou para 2 gulosas (foi o caso)
300 gr de kale/couve frisada
3 a 4 colheres de sopa de azeite
sal marinho
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Corte os talos maiores das folhas de couve (só aqueles que ultrapassarem muito a zona das folhas). Se as lavar, seque-as muito bem antes de pôr os temperos.
Coloque as folhas numa taça grande, junte o azeite e o sal e envolva cuidadosamente, para todas terem um bocadinho de azeite e de sal.
Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal/papel manteiga. Não as sobreponha! Pode pô-las juntinhas e encher o tabuleiro, mas só com uma camada de folhas. Se o seu forno não for grande terá que fazer em fornadas.
Asse durante 7 a 10 mn ou até começarem a ficar acastanhadas nas pontas.
Retire para uma taça grande e sirva!

Bye bye fritos, hello chips saudáveis!