Haverá melhor maneira de começar o dia?

Esta granola é crocante e muito saborosa e cheia de coisas boas: a aveia é um cereal espectacular que possui cálcio, ferro, vitaminas, hidratos de carbono e fibras, nomeadamente fibra solúvel, relacionada a um bom funcionamento do intestino, que leva a uma digestão mais lenta logo dá uma sensação de saciedade mais duradoura, para além de diminuir o colesterol. A aveia tem tanto proteína como a soja, ou seja, mais ainda do que a carne, peixe e ovos.

As sementes de linhaça são ricas em Ómega 3 (sim, não há só Ómega 3 nos douradinhos), mas também em fibras, que melhoram o sistema cardiovascular, diminuiem a absorção de açúcares e gorduras e controlam o colesterol.

Já agora, se for vegano, não tem, certamente, problemas de colesterol!

O trigo sarraceno é uma fonte fantástica de proteínas, de ferro e de magnésio, para além de ter propriedades anti-oxidantes.

Se não tiver trigo sarraceno, use mais avelãs ou outro fruto seco do seu agrado.

Tudo isto com um sabor caramelizado e absolutamente delicioso! Vai desejar que todas as refeições sejam o pequeno-almoço (café da manhã)!
2 chávenas/xícaras de flocos de aveia (dos grandes, não dos moídos)
1/3 de chávena/xícara de sementes de linhaça moídas
¼ de chávena/xícara de avelãs partidas aos pedaços
¼ de chávena/xícara de trigo sarraceno
1/3 de chávena/xícara de sumo de laranja
1/3 de chávena/xícara de xarope de milho ou de xarope de arroz
¼ de chávena/xícara de açúcar mascavado escuro
2 colheres de sopa de óleo de girassol (ou outro da sua preferência)
1 colher de chá de extracto/aroma de baunilha
Pré-aqueça o forno a 150º.
Numa panela pequena, misture o sumo de laranja, o xarope e o açúcar mascavado. Leve ao lume até o açúcar se dissolver, mexendo sempre (é muito rápido!).
Numa taça grande misture todos os ingredientes secos. Junte os ingredientes líquidos e a baunilha e envolva até estar bem ligado.
Coloque a granola num tabuleiro coberto com papel vegetal, numa camada fina. Leve ao forno durante 10mn. Retire, mexa, e volte a pôr no forno mais 15 mn ou até estar dourado.
Deixe-a repousar no tabuleiro (é nesta altura que ela fica mesmo crocante). Mexa, e coloque num frasco. Pode durar até 1 mês se bem guardada. 

E tenha um bom dia!