Esta é uma maneira deliciosa de utilizar restos de arroz branco e os legumes que estão sem destino na gaveta do frigorífico, à espera de um grand finale.

É leve, solto, spicy na medida certa, tão very nice! E tão cheio de cor e aromas quentes que o/a farão celebrar o início da Primavera mais cedo.
Receita para 2 pessoas
1 courgette cortada em pedaços grandes
1 colher de sopa de pinhões
250 g de tofu aos quadrados
200 g (½ frasco) de grão-de-bico
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de alho em pó (ou um dente de alho cortado muito fininho)
1 colher de chá de pimentão-doce/páprica

Arroz branco ou basmati cozido (eu tinha uma panela de arroz, feita com 1 caneca de arroz e duas de água)

Verta um fio de azeite no wok. Quando estiver quente, junte a courgette e deixe dourar, mexendo para não agarrar. Junte os pinhões, o caril, o alho em pó e o pimentão-doce/páprica e mexa bem para envolver a courgette. Adicione o tofu e envolva novamente, até este ficar amarelo. Cuidado para não o esmagar. Por fim, junte o grão escorrido e passado por água.

Envolva bem este preparado e deixe apurar, mexendo de vez em quando, durante 10 mn. É capaz de agarrar um bocadinho, por isso raspe esses pedacinhos tostados que darão sabor no final.

Junte o arroz cozido, envolva-o na mistura anterior e adicione mais uma pitada de alho em pó e de pimentão-doce. Quando o arroz tiver perdido a sua cor original e se tiver transformado num pitéu aromático com bagos dourados e soltos, está pronto!