Eu adoro pão. É o meu maior pecado. Se o mundo acabasse amanhã era bem capaz de me sentar à espera a comer pão com azeite. Bom pão e bom azeite é um verdadeiro petisco!
Tenho reparado que, infelizmente, o glúten me deixa inchada, então evito comer pão. E o pão já não é o que era! Tenho optado cada vez mais por opções sem glúten, mas são em geral bastante caras. Encontrei esta marca Nutrifree à venda na www.glutenfreeliving.pt e fiquei fã! Finalmente podia comer uma pizza sossegada sem ter uma banda de balões dentro da barriga.
A massa é muito fácil de fazer e é menos trabalhosa do que a pizza com glúten porque não é preciso sovar. Para esticar convém usar uma farinha sem glúten como a de arroz ou de trigo sarraceno. Depois é só escolher as coberturas e já está! Fica uma delícia!
Para 2 pizzas grandes (6 a 8 pessoas)
- 500 gr de Mix para Pizza Nutrifree
- 400 ml de água
- 1 saqueta de fermento instantâneo para pão
- uma colher de sopa de azeite
- sal q.b.
- farinha de trigo sarraceno para estender a massa
Coloque a farinha e o sal numa taça.
Numa taça mais pequena misture o fermento e a água.
Faça uma cova no centro da farinha e deite a água e o azeite. Envolva com uma colher até estar tudo incorporado e ficar uma massa pegajosa.
Polvilhe a mesa de trabalho com a farinha de trigo sarraceno e amasse a massa até deixar de estar pegajosa. Como não tem glúten não precisa de sovar muito! É só até ela ficar lisinha como um rabinho de bebé
Coloque a massa numa taça previamente untada com azeite e cubra com película ou com um pano. Deixe repousar 3 horas ou até dobrar de tamanho.
Depois de ter crescido, parta-a ao meio.
Estique a massa (é muito fácil de esticar!) com o rolo da massa e coloque a cobertura que quiser! Eu tinha uns tomates deliciosamente doces à espera de serem devorados, então fiz um molho simples assim:
Molho de tomate
- 1 cebola picada
- 5 tomates
- 2 dentes de alho esmagados
- sal
Refogue a cebola e os alhos até dourar. Junte o tomate e o sal envolva, tape a panela e deixe cozinhar 10 mn ou até os tomates se começarem a desfazer.
Retire a panela do lume e triture tudo com a varinha mágica.
Reserve!
Nota: Se os tomates forem ácidos junte uma pitada de açúcar mascavado.
Para a cobertura
Prefira legumes da estação! Eu usei pimentos cortados fininhos, cogumelos e courgette. Se preferir pode fazer um queijo de tofu.
Coloque a cobertura na pizza e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 mn.
Sirva imediatamente e delicie-se! Esta massa fica muito leve, crocante dos lados e muito fofa por baixo da cobertura. É extremamente saborosa e muito fácil de trabalhar. Experimente fazer esta pizza em casa e nunca mais irá querer outra coisa!
Que bom!! Cada vez mais receitinhas sem glúten. Cá em casa somos 2 intolerantes por isso encontrar receitas deliciosas e vegetarianas humm…delicia 🙂
Que bom que gostaram! Obrigada!
OLá, onde se pode comprar a mix para pizza ? Obrigada
aqui: http://www.glutenfreeliving.pt