Este é o prato que todos os anos vai à nossa mesa na véspera de Natal, e tem vindo a ser aperfeiçoado ao longo do tempo. A inspiração para este prato foi a roupa-velha (ou farrapo velho) que a minha avó paterna fazia todos os Natais. Salve um bacalhau e leve uma tofuzada para a consoada! Todos vão adorar!


Receita para 2 a 4 pessoas

250 g de tofu

1 pitada de cominhos

1 colher de sopa de levedura de cerveja

1 colher de chá de alho em pó

1 pitada de pimenta preta

Sal fino

2 colheres de sopa bem cheias de água

½ kg de batatas para cozer cortadas aos pedaços (eu não lhes tiro a casca)

3 dentes de alho esmagados

1 couve portuguesa (também pode usar uma mistura de nabiças e couve lombarda, por exemplo)

1 cebola grande cortada às rodelas finas

1 dente de alho picado

1 cenoura ralada (opcional)

400 ml de leite de soja sem açúcar

1 colher de sopa bem cheia de amido de milho (maizena)

Pimenta preta

Pão ralado

Margarina vegana

Coza as batatas numa panela e noutra panela coza as couves cortadas às tiras. Tempere as águas das cozeduras com sal.

Quando as batatas estiverem cozidas, salteie-as numa frigideira com azeite e 3 dentes de alho esmagados. Esmague-as ligeiramente para que possam criar mais facilmente uma superfície dourada e levemente caramelizada.
Esmague o tofu com um garfo e junte os cominhos, a levedura, a pimenta preta, o alho em pó, a água e uma pitada de sal. Misture bem. Salteie o tofu num fio de azeite, em lume brando, até estar dourado. Raspe os pedacinhos de tofu que ficarem agarrados à frigideira com a colher de pau. Reserve.
Coloque a cebola às rodelas numa panela, junte o alho picado e a cenoura ralada e deixe refogar até a cebola estar dourada. Adicione a couve cozida e salteie-a na cebola até perder a água (2 mn).

Numa tacinha misture o amido de milho num pouco de leite.
 Adicione o leite ao preparado da couve e deite o amido de milho dissolvido. Aumente o lume, tempere com sal e pimenta preta e mexa até engrossar (3 mn, mais coisa menos coisa). Reserve.
Ponha as batatas e o tofu num prato de ir ao forno. Deite as couves por cima e envolva tudo muito bem. Alise a superfície com uma colher de pau e polvilhe com pão ralado. Coloque 4 ou 5 nozes de margarina vegana espalhadas, para garantir que o assado fica com uma maravilhosa cor dourada.
Vai ao forno 30 a 40 mn (ou até estar dourado).

Bom apetite!