Pela primeira vez experimentei o tofu tipo queijo curado, estava curiosíssima! Conclusão final: é bom. Mas não sabe a queijo curado, sabe a tofu fumado, mas tem uma textura mais densa. Depois de abrir guardei-o no frigorífico dentro de um tupperware e dois dias depois estava completamente verde…
Portanto, pode fazer esta receita com tofu fumado ou com tofu ricotta (veja a receita aqui), ficará igualmente bom. Ou pode, simplesmente, eliminar o tofu, porque os legumes são deliciosos por si só.
É uma excelente entrada de Verão!
Receita para 2 pessoas (refeição) ou 4 (entrada)
1 base para pizza ou uma baguette
1 cebola pequena
1 tomate grande (ou molho de tomate caseiro como aqui, ou um frasco de molho de tomate)
1 courgette pequena cortada aos quadradinhos
1 beringela pequena (ou meia beringela) cortada às rodelas finas
2 fatias grossas de tofu tipo queijo curado (ou tofu fumado)
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de orégãos
Alho em pó
Pimenta preta
1 pitada de açúcar amarelo
Ligue o forno a 150ºC.
Esmigalhe o tofu e salteie-o numa frigideira com um fio de azeite. Junte uma pitada de alho em pó, os orégãos e a pimenta preta. Deixe dourar (2 a 3 mn).
Retire o tofu e junte a courgette na frigideira. Deixe dourar.
Retire as courgettes e adicione as rodelas de beringela e o dente de alho esmagado. Tempere com sal e pimenta preta e deixe dourar.
Retire as beringelas, deixe ficar os dentes de alho e junte a cebola picada fina e deixe-a ficar translúcida. Adicione o tomate cortado aos pedaços. Deixe cozinhar até o líquido evaporar e o molho estar cremoso. Junte orégãos, o açúcar e o sal fino, envolva e retire do lume.

Junte as courgettes ao molho de tomate e envolva.
Coloque o molho de tomate e courgettes na base de pizza ou na baguette, acondicione as rodelas de beringela e polvilhe o tofu.

Leve ao forno durante 15 mn.

Bom apetite!