Esta é uma das minhas receitas preferidas! Tinha-a arquivada na minha biblioteca de receitas até ontem me pedirem uma receita com espargos. Era a altura perfeita para a partilhar! Espero que gostem. Como sempre, é simples, fácil e rápida, só não é muito económica para quem não tem espargos a crescer no quintal, mas, uma ou outra vez, num dia especial, vale a pena experimentar. Se não gostar de espargos, use cogumelos – fica igualmente bom.

Receita para 2 pessoas
250 g de tofu (se possível um que se desfaça facilmente)
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
1 pitada de pimenta preta
1 colher de chá de açafrão/tumérico
1/2 colher de chá de alho em pó
2 colheres de sopa de água
1 molho de espargos verdes
Azeite
Esmague o tofu com um garfo. Junte a levedura de cerveja e o alho e misture tudo.

Numa tacinha misture o açafrão, o alho em pó e a água.
Retire os caules duros dos espargos (empurre a raiz para o lado até partir). Lave os espargos e corte-os aos pedacinhos, reservando as pontas.

Aqueça um pouco de azeite numa frigideira, junte os caules dos espargos e deixe alourar (5mn, ou nem isso), mexendo de vez em quando. Junte as pontas e envolva. Deixe cozinhar mais 2 mn. Adicione o tofu e mais um pouco de azeite, e mexa para envolver tudo. É normal que o tofu comece a agarrar-se à frigideira, por isso raspe-a bem, os pedacinhos que estão colados são crocantes e deliciosos. Deixe cozinhar mais 3 a 5 mn.

 

Junte a tigelinha de açafrão, alho e água e envolva bem, até tudo ter uma maravilhosa cor amarela.

Deixe cozinhar mais 5 mn, mexendo de vez em quando.

Sirva quente ou frio, com o acompanhamento que preferir ou dentro de um pão.