
Esta receita dá para 6 a 7 hambúrgueres
½ frasco de grão-de-bico (200 g)
½ ramo de coentros (tire os talos + grossos)
125 g de tofu fumado aos pedaços (corte a meio uma embalagem de 250g)
1 colher de chá de sumo de limão
Sal
Pimenta
Uma pitada de alho em pó ou 1 dente de alho
Pão ralado
Azeite
Numa trituradora junte o grão-de-bico, o tofu, os coentros, o sumo de limão e o sal (se usar o dente de alho em vez do alho em pó, coloque-o também). Triture até ficar uma pasta granulosa.
Transfira esta pasta para uma taça. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de alho em pó.
Junte pão ralado (eu uso integral) até a massa ficar moldável e não agarrar às mãos.
Faça bolas (do tamanho de uma bola de golf) nas palmas das mãos e achate, para ficarem com a forma de hambúrgueres.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os hambúrgueres quando estiver quente.
Deixe dourar de ambos os lados.
Desfrute!
Olá Maria,
Experimentei esta receita, que adorei, mas a maior parte dos hambúrgueres desfizeram-se em pedacinhos. Culpa do pão ralado (a mais)? Tem alguma ideia do que possa ter corrido mal?
Muito obrigada,
Ana
Olá Ana,
Se calhar foi pão ralado a menos… A massa ficou muito seca? Se quiser experimentar uma próxima vez, use farinha de grão-de-bico, liga muito bem os ingredientes, e apenas um pouco de pão ralado.
O que me acontece, por vezes, quando uso um fogão eléctrico ou de indução, os hambúrgueres ficam ou mais moles e podem desfazer-se, ou fritam demasiado, sem cozinhar por dentro. Se os fizer num fogão “normal”, isso não acontece. Também pode ter sido esse o problema.
Na mesma linha de receitas, aconselho-a a experimentar o falafel com molho de tahin (http://thelovefood.blogspot.pt/2012/05/falafel-com-molho-tahini.html) – pode fazer como hambúrgueres e é divinal!
Um abraço,
maria
Maria, muito obrigada! Pronto, o culpado foi o fogão (placa) eléctrico – o inimigo dos cozinheiros! Vou experimentar com farinha e pão ralado 🙂 Quanto aos falafel, já os “inventei” há muito tempo e têm resultado 🙂 Mas vou espreitar a sua receita.
Um abraço,
Ana