Receita para 2 pessoas

No dia em que fiz tofu com natas, em vez de usar ½ pacote de leite, como indica a minha receita, usei o pacote todo para fazer o molho béchamel. Desde então tenho pensado numa maneira original de usar a metade do béchamel que me sobrou, e decidi, finalmente, fazer vol-au-vent. Porque não é preciso datas especiais para fazer jantares especiais, e porque é bom surpreender a nossa cara-metade com um prato requintado e bonito. E é tão bom! Parece muito elaborado e trabalhoso, mas é simples e rápido de preparar. E é um bom prelúdio para uma romântica noite de Verão…

Os nomes franceses dão um ar pomposo à receita, eu sei, foi mesmo de propósito. Assim, à pergunta “Querido/a, o que é hoje o jantar?”, use o seu melhor sotaque francês para apresentar estes dois folhados maravilhosos (e chiques!).
Vol-au-Vent aux champignons


½ embalagem de cogumelos
½ receita de molho béchamel
Alho em pó
Sal
Pimenta

Corte os cogumelos às fatias, depois de os lavar muito bem. Numa panela, aqueça um fio de azeite e deite os cogumelos. Tempere com sal e deixe-os perder a água, mexendo de vez em quando. Quando estiverem prontos e com um tom dourado, tempere com pimenta e alho em pó. Junte o béchamel e mexa, deixando o molho reduzir um pouco, para ficar mais cremoso.

Vol-au-Vent aux légumes du soleil
½ courgette (abobrinha, para os brasileiros)
½ beringela
Alho em pó
Sal
Pimenta

Corte a courgette e a beringela aos pedacinhos. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie os legumes. Tempere com sal e deixe cozinhar até estarem tenros. Tempere com alho em pó e pimenta, misture, e está pronto.

Para os corações de massa folhada

(há massas folhadas para tarte, de marca branca, bem baratinhas, e, sobretudo, 100% vegetais. Como já vêm prontas a desenrolar, o processo ainda se torna mais simples!)

Estenda a massa folhada no plano de trabalho. Com um corta massas em forma de coração (na forma que quiser – habitualmente usam-se dois cortadores redondos, um com 6 cm de diâmetro, outro com 3 cm de diâmetro), corte 4 pedaços de massa. Coloque 2 deles num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal (eu uso o papel vegetal para não agarrar, mas não é obrigatório). Nos outros 2 corações de massa restantes, faça um corte no centro, com um corta massas com metade do tamanho que usou anteriormente. Coloque por cima do coração maior. Vão ao forno 15 mn, ou até estarem dourados.

(Vão sobrar 2 corações pequeninos. Eu pu-los também no forno, depois de temperados com sal, pimenta e oregãos, para fazer uma tampinha para os Vol-au-Vent.)

Recheie os corações de massa folhada, abatendo um pouco o centro com uma colher, cada um com um preparado diferente (não vai caber tudo lá dentro, coloque o que sobrar à volta dos corações).

Bon appétit!