Já estava com vontade de partilhar uma sobremesa bem decadente há imenso tempo! Esta tarte é incrivelmente deliciosa, tem várias texturas mas é sobretudo super cremosa e uma surpresa de sabores.
Os speculoos são uma bolacha típica da Bélgica, são geralmente servidas com o café e na altura do Natal. Tenho de inventar uma receita mais saudável para as fazer de raiz mas desta vez acabei por usar de pacote, shame on me. É raro comprar pacotes de bolachas, mas estas chamaram-me. Morei um ano na Bélgica no meu primeiro ano de faculdade e foi aí que descobri estas bolachas. Na altura do Natal por vezes compro para matar as saudades.
Experimente, parece complicado mas não é. É uma maravilha!
Para a base
- 200 gr de speculoos/spekulas
- 4 colheres de sopa de margarina (usei da Provamel)
Triture as bolachas no processador até ficar um pó. Junte a margarine e volte a triturar até ficar uma massa consistente.
Retire e forre uma tarteira de base amovível, achatando bem com as mãos.
Para o recheio de abóbora
- 1 chávena de puré de abóbora
- 3 colheres de sopa de farinha de araruta (ou amido de milho)
- 1/3 chávena de açúcar mascavad0
- ½ colher de chá de canela
- 1 chávena de leite de coco
Faça o puré de abóbora: leve uma abóbora butternut, aberta a meio ao forno, e meia abóbora okaido também aberta, ambas com a casca para baixo. Deixe assar durante 1 hora ou até estarem tenras. Retire toda a polpa com a ajuda de uma colher de sopa. Triture com a varinha mágica e reserve.
Misture o puré de abóbora com todos os outros ingredientes numa panela e leve ao lume até ficar cremoso e ligado (10 mn, mais ou menos). Deixe arrefecer/esfriar.
Para a cobertura de chocolate
- 200 gr de chocolate negro com laranja ou de chocolate negro simples (nesse caso aconselho a juntar raspa de laranja depois de derreter) – o meu tinha também amêndoas caramelizadas
- 4 colheres de sopa de leite de coco
Derreta o chocolate numa panela com o leite de coco.
Reserve.
Para montar
Coloque o recheio de abóbora na tarteira forrada com a massa de speculoos e alise com uma espátula. Verta o chocolate derretido e alise. Deixe arrefecer um pouco e leve ao frio.
Para comer
Não coma tudo de uma vez, embora a vontade seja grande. É uma maravilha.