Sabem quando descobrem uma coisa (neste caso, uma receita) que é TÃO boa que querem partilhar com o mundo inteiro? Com este pâté/molho de tofu foi assim. Quando cheguei a esta versão só pensei “MINHA NOSSA! O MUNDO TEM DE SABER DISTO”. E cá está ele. Para quem veio ao workshop de Receitas Leves de Verão já pôde devorar este molho desde o Verão. Para quem não foi ao workshop (Ahhh. Shame on you.) tenho a certeza de que se vai viciar a partir de agora.
Para além de ser incrivelmente delicioso (daqueles que se comem com os dedos), é muito versátil! Tanto faz de pâté como de molho. Para um molho de ervas, basta juntar ervas aromáticas picadas; para um molho “rosso” junte tomate seco (em azeite) e triture tudo; para um molho de limão junte raspa de limão e um pouco do sumo; para um molho de alho basta juntar 2 ou 3 dentes de alho (recomendo que se juntem alhos assados em vez de crus para poder conversar e dar beijinhos depois de comer). Enfim, as variações são imensas! Acha que o molho está muito sólido? Junte água ou iogurte vegetal.
A beterraba em chips faz uma entrada linda, muito saborosa e original. Sozinha, com o alecrim, a beterraba já faz um festanço, mas com este pâté fica mesmo top.
Para ficar mesmo glamouroso basta usar o bico de pasteleiro para fazer rosáceas por cima das beterrabas, em vez destas colheradas rústicas que eu faço.
E para terminar tenho de dizer que é extra leve e baixo em gorduras (só 2 colheres de sopa de azeite!) por isso pode comer à vontade sem pesos na consciência!
Uma entrada para 4 pessoas
- 4 beterrabas cruas (as que vêm pré-cozidas num pacote não funcionam)
- um pouco de alecrim
- sal
- azeite
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque as beterrabas e corte-as em rodelas finas.
Coloque as rodelas num tabuleiro sem se sobreporem, regue-as com um fio de azeite e polvilhe com alecrim.
Leve ao forno durante 30 mn ou até assarem.
Pâté/Molho super especial de tofu
- 250 gr de tofu
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre
- sumo de 1 limão
- 1 colher de chá de açúcar de coco (ou outro)
- 1 colher de sopa de molho de soja
- sal
Triture tudo com a varinha mágica ou no processador.
Coloque o pâté por cima de cada rodela de beterraba.
Yummy!
Olá Maria! Experimentei a tua receita mas substituí a beterraba por batata doce e ficou delicioso!
MMMMmmmm! Parece-me tão bem!
Olá Maria! Fiz há pouco tempo e ficou delicioso, toda a gente que provou adorou! Parabéns pelo excelente trabalho. Beijinho
Obrigada, Bárbara! Obrigada pela partilha e que bom que gostaram! Beijinhos