Tenho de vos dizer que ainda não fui de férias, o que se pode verificar pela minha cor branquela. Em compensação, se o forno deixasse a pele morena, neste momento estaria mulata ou quase! Este é mais um prato que vai ao forno para celebrar rentrée, mas ainda com toques de Verão. Tem algumas etapas e pode parecer complexo, mas não é. Se preferir fazer com folhas de lasanha em vez de fatias de courgette e beringela, força, mas terá que aumentar o tempo de forno para 30 ou 45 mn.
Foi com esta lasanha que celebrei a entrada na minha nova casa, depois de meses em busca do meu espaço perfeito. Não foi fácil e o problema não era a falta de oferta: a verdade é que a maior parte dos senhorios e dos condomínios não aceita cães. Parece-me um bocado terceiro mundista não se aceitar que se tenha um cão num prédio, mas enfim… Já encontrei o meu espaço e para frente é que o caminho!
Não sei se vos acontece, mas, para mim, é uma excitação mudar de casa. Adoro. Já tive várias casas em vários países diferentes, e a excitação é sempre a mesma! Abrir a porta pela primeira vez, ver aquele espaço todo vazio à espera de ter vida lá dentro é desafiante. E depois ir enchendo, pouco a pouco, com pedaços de nós… é tão bom.
Para já, só a cozinha é que começa a dar um ar da sua graça (eu começo sempre pela cozinha), e de lá já saiu esta lasanha cremosa, fresca, absolutamente deliciosa, comida devagar em cima de um caixote cheio de livros. É perfeita!
Let’s get this party started!

Para a ricotta de tofu e ervas
500 g de tofu
1 mão cheia de folhas de manjericão (talos e tudo)
1 mão de cebolinho
2 colheres de chá de alho em pó
4 colheres de sopa bem cheias de levedura de cerveja
4 a 5 colheres de natas de soja (creme de leite vegetal)
Sal
Pimenta preta (pimenta do reino)
Bata tudo no liquidificador até ficar um creme. Rectifique os temperos.
Reserve.

 Para o molho de tomate

5 tomates grandes aos pedaços
1 cebola às rodelas finas
5 folhas de manjericão
Refogue a cebola em azeite até estar translúcida.
Junte os tomates e deixe reduzir, mexendo com frequência.
Deixe cozinhar mais ou menos 15 mn. Os tomates devem perder a água e desfazerem-se. Tempere com sal.
Junte o manjericão e envolva.
Retire do lume e passe o molho com a varinha mágica até ficar cremoso.
Reserve.

Para a “lasagna”
2 courgettes cortadas longitudinalmente
1 beringela cortada às rodelas ou longitudinalmente
Coloque as fatias de beringela e courgette numa placa ou tabuleiro com um fio de azeite, sem se sobreporem e tempere com sal. Leve ao forno durante 15 mn a 200ºC. 


Para montar

Receita de parmesão vegano
ou
Amêndoas laminadas
Pré-aqueça o forno a 220ºC.


Cubra o fundo de um tabuleiro ou pyrex com molho de tomate. Coloque as fatias de courgette. cubra com a ricotta de tofu e ervas. Volte a colocar o molho de tomate, a courgette e a ricotta. Na útltima camada coloque as beringelas, cubra com molho de tomate e cubra com parmesão vegano ou amêndoas laminadas. Regue com um fio de azeite.
Leve ao forno durante 15mn ou até dourar.
Devore!



NOTA – pode usar esta ricotta de tofu como patê, entrada, recheio, etc