Esta é uma receita que vai ser servida no Moinho de Pedra. A receita de base é a do TOFU COM BROA com algumas alterações. Porquê as alterações, perguntam vocês. Porque, aparentemente,  a maioria dos brasileiros não gosta de tofu. O Brasil é o maior produtor de soja transgénica (OGM), e os brasileiros que se preocupam em comer de forma mais saudável evitam o tofu. Eu continuo viciada no meu tofuzinho orgânico, mas o cliente tem sempre razão, então fizemos estas alterações para o prato ficar do agrado de todos.
São poucas as diferenças, mas vale a pena experimentar esta nova receita! O tofu é substituído por beringela, que é empanada numa crosta de farinha de milho e vai ao forno. Também acrescentamos rodelas de tomate, para dar uma frescura extra!


Receita para 4 pessoas
Para a beringela
2 beringelas
4 dentes de alho esmagados ou laminados
Sumo de dois limões
1 xícara/chávena de farinha de milho
Corte as beringelas em rodelas relativamente finas.
Coloque-as numa taça e regue-as com sumo de limão, tempere com sal, e deixe repousar no mínimo 15 mn. Depois de marinarem, não deite fora o sumo de limão que fica no prato da marinada.
Passado esse tempo, coloque um fio de azeite numa assadeira. Mergulhe as rodelas de beringela no limão da marinada, passe-as por farinha de milho  e sacuda ligeiramente para que o excesso saia.
Coloque no forno a 200ºC durante 15 mn ou até estar dourada.
Reserve.
Para a crosta de broa
5 fatias de pão de forma sem glúten (usei da marca Berti)
1 ramo de salsa pequeno (retire os caules maiores)
1 a 2 dentes de alho assados (asse-o no forno a 150ºC durante 30 mn, com um fio de azeite)
4 colheres de sopa de azeite ou o necessário para a mistura ficar húmida
Triture tudo no robot de cozinha até ficar uma farofa. Obterá a textura ideal quando, ao fazer uma bola na mão, ela ficar firme e não se desfizer.
Se vir que não consegue que a massa fique firme quando a aperta na mão, junte um pouco de sumo de limão da marinada da beringela.
Reserve.
Para a cebolada
2 cebolas cortadas em rodelas muito finas
1 dente de alho picado
1 folha de louro
Azeite
1 pitada de açúcar mascavado (opcional)
1 colher de chá de vinagre de cidra ou de vinho (opcional)
Coloque as cebolas, o alho e a folha de louro na frigideira e deixe-as cozinhar até estarem bem tenras (15 mn, aproximadamente). Se quiser pode juntar, no final o açúcar mascavado e o vinagre, para caramelizarem e ficarem incrivelmente deliciosas. Quando vinagre evaporar (sente-se quando já não cheirar a vinagre, aproximadamente 1 mn depois), está pronto.
Reserve.
Para montar o prato:
2 tomates cortados em rodelas finas

Num tabuleiro de ir ao forno, faça uma cama de cebolada e coloque por cima a beringela. Salpique com o sumo de limão da marinada.
Cubra tudo com broa, achate-a bem  com as mãos para ficar mesmo uma crosta e não uma farofa, e leve ao forno a 200ºC entre 10 a 15 mn ou até estar dourado.
Sirva com batatas cozidas ou a murro ou com uma bela de uma salada.