Estes bifes são a minha perdição. A beringela fica crocante por fora e deliciosamente tenra por dentro, é absolutamente irresistível. Funciona como prato principal (com um arroz malandrinho, por exemplo), como entrada, como saída, ao pequeno-almoço, ao lanche, quente ou frio, sempre e de todas as maneiras. Digo-vos: uma verdadeira perdição.
Pode fazer esta receita usando outros legumes ou mesmo seitan ou tofu, mas a beringela bate-os a todos, pela sua textura carnuda e sabor a limão que absorveu da marinada.
Uma perdição.
Receita para 2 pessoas
1 beringela grande, gorda e firme
Sumo de 1 limão
Sal
Alho em pó
1 chávena/xícara/cup de farinha
Água
Pão ralado
Corte a beringela em fatias.
Coloque as fatias num prato, regue-as com o sumo de limão, polvilhe com alho em pó e uma pitada de sal em cada. Deixe repousar durante 10mn a 30mn.
Deite a farinha numa taça e vá juntando água até ficar uma massa tipo de crepe/panquecas. Mexa bem para ficar sem grumos. A massa deve colar às fatias de beringela, não deve ficar muito grossa para não criar uma camada de massa na beringela, nem muito fina, ou não “agarra”.
Envolva as fatias de beringela nessa massa, e depois passe-as pelo pão ralado até ficarem completamente cobertas.
Frite-as num fio de azeite, e adicione mais azeite sempre que necessário (a beringela absorve bastante gordura). Se não quiser fritar, faça-as no forno a 200ºC, num tabuleiro coberto com papel vegetal, durante 30mn ou até estarem douradas.
Retire-as para um papel absorvente, e coma logo (de qualquer maneira não vai conseguir resistir muito tempo!). Também pode deitar umas gotinhas de limão antes de servir, ficam óptimas.
Perdição…
Que delíciaaaa!!! Estou aqui com água na boca. Suas fotos ficaram lindas!
Abraços, Fabiana.
hmmmm tem mesmo aspecto de perdição das grandes! 🙂
Vou ter que experimentar, embore agora ande a evitar fritos ao máximo…
Muito grata pela partilha!
**rita
Que belíssimo aspecto que tem os teus panados! E até já estou a imaginar a suave beringela levemento crocante por fora, deve ser uma perdição!
Olá Ana! Tal como toda a gente que viu esta receita, fiquei com água na boca. Como tenho imensas curgetes, segui esta receita mas usando curgete em vez de beringela. Adorei! Apesar de não comer fritos, fiz as 2 versões: frita e no forno. Infelizmente a do forno não deu muito certo, e acabei por fritar tudo! LOL
Colocarei no meu blog o resultado da receita, com a devisão menção ao The love Food, do qual sou seguidora 🙂
http://www.donnabiolisa.blogspot.pt
Já fiz e realmente fica divinal, mesmo para quem não aprecia beringela que é o meu caso. Obrigado pela receita 😉
Ola 🙂
Que bom aspecto!!
Fiz a semana passada, mas temperei com molho de soja, limao e alho, de um dia para o outro… e quem provou disse que parecia peixe frito…seria do molho de soja!
Fritei, mas realmente fica com muito oleo… Nunca fiz no forno, será que fica estaladiço também?
Abraço
Lu
Olá Lu,
Se os fritar com um fio de azeite, numa frigideira anti-aderente, e, seguidamente, os colocar sobre papel adbsorvente, ficam com pouca gordura, sequinhos e crocantes. No forno devem ficar muito próximos do grill, ficam bons mas não ficam tão bons…
Um abraço
Maria
Aprovado 🙂 Já experimentei e adorei! Não pensei que fosse tão bom, especialmente a textura. Vou repetir e recomendar o blog!