Estes bifes são a minha perdição. A beringela fica crocante por fora e deliciosamente tenra por dentro, é absolutamente irresistível. Funciona como prato principal (com um arroz malandrinho, por exemplo), como entrada, como saída, ao pequeno-almoço, ao lanche, quente ou frio, sempre e de todas as maneiras. Digo-vos: uma verdadeira perdição.
Pode fazer esta receita usando outros legumes ou mesmo seitan ou tofu, mas a beringela bate-os a todos, pela sua textura carnuda e sabor a limão que absorveu da marinada.


Uma perdição.

Receita para 2 pessoas

1 beringela grande, gorda e firme

Sumo de 1 limão

Sal

Alho em pó

1 chávena/xícara/cup de farinha

Água

Pão ralado

Corte a beringela em fatias.

Coloque as fatias num prato, regue-as com o sumo de limão, polvilhe com alho em pó e uma pitada de sal em cada. Deixe repousar durante 10mn a 30mn.

 

Deite a farinha numa taça e vá juntando água até ficar uma massa tipo de crepe/panquecas. Mexa bem para ficar sem grumos. A massa deve colar às fatias de beringela, não deve ficar muito grossa para não criar uma camada de massa na beringela, nem muito fina, ou não “agarra”.

Envolva as fatias de beringela nessa massa, e depois passe-as pelo pão ralado até ficarem completamente cobertas.

 

Frite-as num fio de azeite, e adicione mais azeite sempre que necessário (a beringela absorve bastante gordura). Se não quiser fritar, faça-as no forno a 200ºC, num tabuleiro coberto com papel vegetal, durante 30mn ou até estarem douradas.

 

Retire-as para um papel absorvente, e coma logo (de qualquer maneira não vai conseguir resistir muito tempo!). Também pode deitar umas gotinhas de limão antes de servir, ficam óptimas.

Perdição…