De volta a casa e à cozinha, depois de um belo mês de muito trabalho e sol! Vejam como cresceram os nossos amores-perfeitos:

E o meu pequeno amor-perfeito, feliz na hora da chegada!

E, de volta aos tachos! Apesar do frio e da chuva, continuam a apetecer-me sabores que lembrem o Verão. Estava desejosa de comer tofu! Junta-se a fome à vontade de comer, e surgiu uma receita bem mediterrânica, de tofu marinado com limão e alho, e uma bela salada montanheira.

Receita para 2 pessoas
Para o tofu:
250 g de tofu
Sumo de 3 limões
3 dentes de alho às lascas
1 pitada de pimenta preta
Sal grosso
Coloque o tofu num prato. Coloque um outro prato por cima e coloque pesos por cima – livros, pacotes de leite, latas… deixo à sua consideração. Deixe o tofu drenar 15 a 30 mn. Este método serve para retirar a água do tofu e deixá-lo mais permeável para receber o tempero.
 
Depois de drenado, dê-lhe uns golpes com uma faca (para absorver melhor a marinada) e coloque-o numa taça junto com todos os ingredientes da marinada. Deixe marinar o máximo de tempo que conseguir, de 30 mn a uma noite inteira.

Aqueça uma frigideira, deite um fio de azeite e os dentes de alho da marinada. Quando o azeite estiver quente, coloque o tofu. Deixe dourar (5 a 7 mn de cada lado). Quando estiver dourado, verta a marinada por cima e deixe reduzir.

Para a salada montanheira:

1 tomate grande, duro, limpo de sementes

1 pepino descascado, limpo de sementes (corte longitudinalmente e retire as sementes com uma colher de chá)

½ pimento vermelho, limpo de sementes e de peles brancas

1 cebola pequena picadinha

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre

1 colher de chá de orégãos secos

Sal fino ou flor de sal

Corte todos os legumes aos quadradinhos. Junte todos os legumes numa taça.

Numa outra taça, coloque o vinagre e adicione o azeite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de varas ou um garfo, até ficar cremoso. Junte o sal e os orégãos. Verta por cima da salada e evolva. Sirva imediatamente por cima do tofu.

Bom apetite!