Para mim, todas as receitas que tenham uma junção dos legumes que crescem na nossa horta no Verão são receitas de Verão. Mesmo que esteja a nevar, desde que use courgettes, pimentos, tomate e beringela, para mim é Verão. E como eu gosto do Verão e dos sabores que traz! Esta é daquelas receitas que, apesar de ter uma lista relativamente grande de ingredientes, é super fácil e rápida, e sabe mesmo bem comê-la nesta estação, com a mesa no jardim, naqueles jantares que começam à meia luz, quando o sol se está a pôr, e acabam no escuro, a ouvir os grilos. Já vos disse que adoro o Verão? Adoro o Verão. Adoro.

Receita para 2 pessoas

Esparguete ou a massa que preferir (para 2 pessoas)

1 pimento verde cortado às tiras

1 tomate enorme ou 3 tomates médios aos pedaços

1 colher de sopa de polpa de tomate

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de orégãos em pó (opcional) ou manjericão fresco (era o que eu usaria se não me tivesse esquecido de comprar…)

250 g de tofu

1 colher de chá de alho em pó

Uma pitada de sal fino

Uma pitada de pimenta preta

2 colheres de chá de azeite

1 colher de sopa de levedura de cerveja

Coza a massa de acordo com as instruções do pacote.
Coloque o pimento verde numa frigideira grande com um fio de azeite e deixe dourar (5 minutos).
Junte o tomate e a polpa de tomate, tempere com sal e deixe reduzir.

Quando estiver cremoso, com os pedaços de tomate completamente desfeitos e não restar água na frigideira, junte os restantes temperos e ervas e reserve.
Entretanto, prepare o tofu como indicado aqui. Coloque o tofu preparado numa frigideira com um fio de azeite e deixe dourar em lume brando. Para mim, quanto mais crocante, melhor!
Escorra a massa. Junte-a ao molho de tomate e envolva (os chefs dizem que se deve sempre juntar o molho à massa, e nunca o contrário, mas, como eu não sou chef, faço à minha maneira J). (E mais: eu misturo a massa com o molho, em lume brando, durante alguns minutos, para a massa cozer um bocadinho no molho, absorvê-lo e ficar mais apurada.)

No momento de servir coloque o tofu por cima.

Prepare a mesa do jardim, acenda umas velas e tenha um jantar de Verão perfeito.