Ando fascinada com as virtuosidades da farinha de grão-de-bico! Esta receita é muito simples, funciona sempre, pode ser usada como entrada ou prato principal, pode usar qualquer recheio que tenha à mão e tem aquele je ne sais quoi de refeição chique que impressiona mas só demora 10 minutos a fazer!

Receita para 2 pessoas (4 crepes)

½ cup/chávena/xícara de farinha de grão-de-bico

½ cup/chávena/xícara de farinha de trigo

½ colher de chá de fermento

25 g de coentros ou de outra erva à sua escolha (cebolinho é uma excelente opção) – só as folhas

Sal fino

Pimenta preta

Alho em pó

Água

Misture as duas farinhas, o fermento, uma pitada de sal, a pimenta e o alho em pó.

Junte água e mexa até formar uma massa de crepe, não muito líquida.

Junte os coentros e envolva-os na massa.

Aqueça ligeiramente uma frigideira anti-aderente pequena em lume brando, com um fio de azeite.
Com uma concha da sopa, coloque 1/2 colherada de massa e vá virando a frigideira para a massa se espalhar. Quando começar a fazer bolhinhas, vire o crepe.
Repita esta operação até acabar a massa.

Para o recheio de espinafres:

500g de espinafres

2 dentes de alho

1 pitada de pimenta preta

Sal fino

Coloque os dentes de alho esmagados numa frigideira com um fio de azeite, e, quando estiverem a crepitar, junte os espinafres.
Vá mexendo até reduzirem para menos do dobro do tamanho que tinham inicialmente. Tempere com sal e pimenta, envolva, e já está! Não se esqueça de retirar os alhos antes de servir.
Coloque o recheio no centro de cada crepe e enrole cuidadosamente.
Se quiser um recheio mais cremoso, junte 100ml de natas de soja aos espinafres, e tempere novamente (eu gosto sempre de juntar 1 colher de chá de ketchup às natas, para suavizar o sabor) e envolva.
Pode fazer o recheio com o que quiser ou o que tiver no frigorífico: qualquer legume salteado, um resto de caril de legumes (liga muito bem com os coentros), molho de tomate com crepes de manjericão, enfim, o que lhe apetecer!

(também fica óptimo com recheio de guacamole, que é a receita que vou postar a seguir, se conseguir tirar a fotografia antes de o comer todo)