Sem glúten, sem açúcar, com um ingrediente apenas (não contando a água nem o óleo, que são acessórios!), são as panquecas mais fáceis e saudáveis que eu conheço! Foi sempre um dos principais petiscos e pequenos-almoços do meu filho, desde que começou a pôr o dente em coisas, e graças a ele fui aprimorando a textura e os toppings.

Descobri esta receita num dos blogs que eu mais gosto, o My New Roots. Fiz estas com trigo sarraceno integral (o grão), e descobri também uma maneira de pôr o trigo sarraceno a saber bem, porque até então nunca me sabia extraordinariamente bem. Querem que vos conte o segredo? Cá vai:

Para deixar o trigo sarraceno sem aquele gosto marcado meio tostado é necessário demolhá-lo durante 8 a 12 horas, e depois lavá-lo em água corrente MUITO BEM. Não é só uma lavadela, tem de ser mesmo um bom banhinho. Este “segredo” faz mesmo a diferença e fez-me passar a gostar deste grãozito.

O trigo sarraceno, apesar de se chamar trigo, não é sequer um cereal e não tem glúten, por isso é uma excelente alternativa para todas as refeições. É riquíssimo em proteínas e ferro, magnésio e manganês. Tem um efeito antioxidante e é muito nutritivo e energético, por isso é excelente para crianças e bebés.

Eu gosto sempre de usar ingredientes o menos processados possível, e prefiro usar, sempre que possível, o grão inteiro, integral. Isso garante que toda a riqueza nutricional que eles podem conter está lá e não houve oportunidade de se perder por algum tipo de processamento ou refinação.

Para servir, quando o meu bebé começou a comer, não usava nada para além de fruta, que adoçava naturalmente. Agora que ele está mais exigente com os sabores junto coco, banana e um fio de geleia de arroz (só às vezes). Também gosto de as comer com puré de maçã e canela, compota de chia e fruta, raspa de laranja ou de limão ou, simplesmente, fruta fresca. Com uma pitada de baunilha também ficam deliciosas!

A textura depende da água adicionada, quando menos água adicionar mais se vai parecer um pão, mas não convém adicionar água demais.  O ideal é uma parte de grãos para 1 parte de água.

Vamos à receita, e não deixe de experimentar porque esta é mesmo de cacaracá!

E quiser variar, use a mesma técnica e introduza cereais diferentes, como amaranto ou millet.

 

Ingredientes para 12 panquecas

  • 1 chávena de trigo sarraceno
  • 1 chávena de água
  • azeite ou óleo de coco para untar a frigideira

Lave e demolhe o trigo sarraceno em bastante água durante 8 a 12 horas.

Depois deste tempo, coloque o trigo sarraceno numa peneira e lave-o bem em água corrente. Não descure este passo. A água que sai da peneira deve sair transparente.

Coloque o trigo sarraceno lavado numa taça e junte a água. Triture com a varinha mágica ou no processador até estar cremoso. Se quiser adoçar ou juntar algum sabor, este é o momento: baunilha, adoçantes naturais, raspa de citrinos, canela, é à escolha.

Coloque um fio de azeite ou de óleo de coco numa frigideira, deixe-o aquecer e coloque uma colherada da mistura de trigo sarraceno. Deixe dourar e vire, para dourar do outro lado. Sabe fazer panquecas, certo?

No momento de servir escolha o seu topping e delicie-se!