O Tempeh é feito a partir do feijão de soja, como o tofu, mas é fermentado. Ou seja, os feijões de soja são descascados, demolhados e cozidos, e, depois de arrefecerem é-lhe inserido um bolor que se chama rhizopus e que o faz fermentar.
O tempeh é mais rico do que o tofu porque através deste processo não se perde nenhum nutriente do feijão de soja. Para além de ser fermentado, que é maravilhoso para a barrigota. Tem quase 20% de proteínas (oh yeah!), tem cálcio, ferro, não tem gorduras saturadas, não tem colesterol e tem apenas 157 Kcal por 100 gr. E o sabor é óptimo, mesmo sem grandes temperos. Aconselho a cortar em tiras ou em quadradinhos antes de saltear, caso contrário pode não ficar muito agradável. E salteie sempre antes de o adicionar a qualquer preparado (pode depois juntá-lo à feijoada, a um estufado, etc.), para lhe dar textura e sabor.
O tempeh também pode ser marinado nos temperos que preferir, durante uma noite, para ganhar mais sabor.
Esta junção do doce e do salgado é óptima para substituir junk funk. Quando fiz a “Proposta Indecente”, uma leitora escreveu-me a dizer que para deixar de comer junk food fazia combinações de doce e salgado no mesmo prato, para lhe dar o “açúcar” e o sal que a junk food tem na quantidade perfeita para o corpo se viciar.
Esta receita é muito simples e foi mesmo um daqueles jantares rápidos e em cima da hora mas ficou uma delícia.
Para 2 pessoas
125 gr de tempeh cortado em tiras (usei o da Próvida)
½ chávena de ananás partidos aos pedacinhos
sumo de meio limão
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de molho de soja
folhas de manjericão ou de outra erva que gostar (tomilho, por exemplo!) picadas
Não precisa de temperar com sal!
Salteie o tempeh num fio de azeite. Deixe-o dourar dos dois lados. Quando estiver dourado junte o alho picado e regue-o com o sumo de limão e o molho de soja. Deixe reduzir, vai criar uma espécie de caramelo. Junte o ananás e deixe cozinhar até estar dourado.
No momento de servir junte as folhas de manjericão.
E fez-se um jantar tão bom em 5 mn J!
Abençoada gula que me caiu em cima agorinha mesmo ;P
Mom
🙂 delícia!
Que bela dica, obrigada pela partilha.
Obrigada! Espero que goste!
Gosto imenso de tempeh com sabores agridoces, esta receita com ananás deve ficar fenomenal!!! Para a próxima experimento assim! 😉
Fica tão bom! Até com seitan fica bom! Beijinhos
Sigo regularmente o seu blog, e aqui deixo o meu obrigada, pois muito tenho aprendido com o que vai publicando. Gostaria de saber se é normal o tempeh, ter um cheiro fortissimo. Não consegui cozinhar pois achei que estava estragado.Gostava de voltar a tentar, mas ainda conservo o cheiro. Obrigada. Dina
Muito obrigada! Há marcas de tempeh que têm um cheiro forte, de facto. Eu gosto do da Próvida, mas há quem diga que esse também tem um cheiro horrível… A solução é fervê-lo durante alguns minutos em água. Espero que ajude!
Um abraço,
Maria