Estas batatinhas são um pedaço da minha infância. E a minha perdição! Ninguém as faz melhor do que a minha mãe, e as que eu faço, apesar de seguir exactamente a mesma receita (que é super simples), não me sabem à mesma coisa. As da minha mãe sabem-me sempre melhor… por isso, faça-as para a sua família, que daqui a muitos anos eles ainda se vão lembrar com água na boca das suas batatinhas.

Para o seitan

250g de seitan cortado às fatias finas

3 dentes de alho esmagados

1 ramo de alecrim

Pimentão-doce/páprica

Uma pitada de pimenta preta

Verta um fio de azeite numa frigideira larga. Coloque os alhos esmagados e o alecrim. Quando o alho começar a dourar, disponha as fatias de seitan sem se sobreporem. Tempere-as com sal, pimenta preta e uma boa pitada de pimentão-doce sobre cada bife.

Deixe dourar de cada lado e sirva quente.

Para as batatas

Batatas novas à descrição, bem lavadas e sem descascar

Azeite

Flor de sal

Coloque um fio de azeite numa frigideira larga e deite as batatas. Tempere com um bocadinho de sal e deixe cozinhar durante 20mn, fazendo-as rolar na frigideira de vez em quando. Quando conseguir espetar uma faca facilmente dentro das batatas, estão prontas.

Sem querer aumentar a sua tensão arterial, aconselho-o/a a polvilhá-las com flor de sal no momento de servir. Como alternativa mais saudável, pode salpicá-las com ervas aromáticas antes de servir (manjericão é uma excelente opção). Se achar que é muita fritura para si, faça-as a murro (é só lavá-las e pô-las num tabuleiro, polvilhá-las generosamente com sal marinho, e vão ao forno a 180ºC durante 30 a 40mn)!

E não posso deixar de lembrar que pode comprar estas batatinhas (que sabem mesmo a batata, e não a plástico) e um belo ramo de alecrim na nossa loja de PRODUTOS DA QUINTA.