Mais uma receita óptima e super simples, para uma entrada ou para um prato principal, que vai certamente fazer feliz todos os convivas. Bom carnaval!
Para a massa:
120 g de farinha
80 g de margarina vegana (usei a da Alpro) cortada aos pedacinhos
uma pitada de sal fino
1 colher de sopa de água
Misturar com a ponta dos dedos a farinha, a margarina e a pitada de sal, até ficar uma massa arenosa e tudo estiver bem incorporado. Junte água aos poucos, até ligar. Faça uma bola, achate-a, envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora, no mínimo.
Retire a massa do frigorífico. Faça uma bola com a massa e estenda-a com o rolo da massa, numa superfície enfarinhada, até ter 3 a 5 mm de espessura. Tente estendê-la numa forma circular, para conseguir forrar uma tarteira redonda ou a forma redonda.
Para o recheio de tomate cereja
500g de tomate cereja (2 embalagens) cortados a meio
1 dente de alho esmagado
1 raminho de alecrim
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Pré-aqueça o forno a 120ºC.
Coloque no fogão uma tarteira ou numa forma redonda de ir ao forno, deite um fio de azeite, o alho esmagado e as folhas de alecrim. Deixe alourar durante 5 mn e adicione o tomate cereja e os orégãos. Vá mexendo até perderem alguma água (5mn). Junte o açúcar e mexa bem, para desfazer o açúcar (2mn). Retire o alho.
Coloque a massa de tarte por cima do recheio de tomate cereja, calcando bem nos lados. Pique a massa com um garfo e leve ao forno durante 10 a 15 mn, ou até estar dourada.
Retire do forno e deixe repousar 5 mn na forma. Com uma espátula solte os lados da tarte e vire-a cuidadosamente para um prato de servir.
Sirva quente.
Mmmmm!
Olá!Interessante esta receita de tarte, feita ao contrário. Deve ficar mesmo uma delícia!
Beijinhos
Ótima idéia, adorei!
beijos
Estou fazendo esta receita mas na hora de assar fiquei com uma dúvida! A temperatura mínima do meu forno é 160-180ºC! Quando ficar pronto volto aqui para dizer se deu certo… 😉
Hmmm!! Deixei no forno por uns 15 minutos, mas em temperatura média (180-220ºC) e ficou DI-VI-NO! 🙂 Obrigada por compartilhar esta receita deliciosa…
Que bom que gostou, Patrícia! Fico muito feliz! Obrigada pela partilha!