Receita para 2 pessoas

Tenho de confessar que sou uma batateira. E esta é a altura das batatas novas! Se for ao mercado ou a uma mercearia encontrará estas batatas pequeninas, redondinhas e saborosas – vale a pena investir num grande saco cheio delas. Para mim esta receita de batatas é, por si só, uma refeição, mas resolvi acompanhá-las com este delicioso estufado de seitan e beringela, cuja textura aveludada se concilia na perfeição com o crocante das batatas. Espero que lhe abra o apetite!

Para o estufado de seitan
250 g de seitan
½ beringela
2 tomates pelados ou ½ lata de tomate pelado aos pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Sal
Pimenta preta
Alho em pó
Ervas (as que preferir, como orégãos ou manjericão)

Corte o seitan aos pedaços e salteie, com um fio de azeite, numa caçarola anti-aderente até ficar dourado.

Corte a beringela aos pedaços e junte ao seitan, mexendo de vez em quando, até a beringela dourar.
Junte o tomate e a polpa de tomate, tempere com sal, pimenta e alho em pó e tape, deixando cozinhar até o molho ficar cremoso (aproximadamente 15 mn). Junte as ervas no final.

Para as batatinhas

Batatinhas novas (usei 15)
Sal
Pimenta preta
1 ou 2 dentes de alho

Dê uma cozedura às batatinhas até ficarem tenras (não moles, senão desfazem-se). Quando estiverem cozidas, retire-as da panela e pele-as (pode esperar um pouco até arrefecerem ou passá-las por água fria se estiver com pressa).

Quando estiverem todas descascadas, aqueça um fio de azeite e um ou dois dentes de alho numa frigideira, e coloque as batatas quando estiver bastante quente. Faça-as rolar na frigideira para dourarem de todos os lados, com a ajuda de uma colher (cuidado para não as esmagar) e tempere com sal e pimenta.
Quando estiverem todas douradinhas estão prontas.

Sirva as batatinhas ao lado do seitan e delicie-se.