Gosto, sobretudo, de cozinhar para os outros, e posso passar horas na cozinha a experimentar receitas, a inventar receitas e a ler livros de culinária. E adoro o momento em que todos se sentam à mesa e pegam nos talheres… cria-se um pequeno silêncio (entrecortado pelo tlim tlim dos talheres a baterem no prato suavemente) seguido de “mmmmm”… É esse o meu momento preferido! São como aplausos depois de um espectáculo.


Todos os dias (ou quase) cozinho para duas pessoas, por isso a maior parte das minhas receitas é para duas pessoas. Esta receita em particular serviu um jantar especial de amigos, e serve quatro pessoas do coração.

Esta receita teve muitos “mmmmmm…”, e faz-se num instante. É apenas uma maneira mais original de comer bife, mas a junção de texturas e de sabores torna tudo mais especial!

Receita para 4 pessoas

Para os involtinis:

500 g de seitan cortado às fatias

1 beringela pequena cortada às fatias finas

2 dentes de alho esmagados

Sumo de meio limão e raspa da casca

Pimenta preta

Doure as fatias de beringela numa frigideira larga, sem se sobreporem, onde coloca também os dentes de alho. Na frigideira, esprema o limão por cima das fatias de beringela e tempere-as com sal fino. Retire-as assim que estiverem douradas (aproximadamente 1 mn por lado).
Reserve as fatias de beringela num prato, para arrefecerem, e coloque o seitan na frigideira. Deixe dourar um pouco de cada lado, e tempere com sal e pimenta preta.
Reserve os bifes de seitan noutro prato.
Quando estiverem mornos, coloque uma fatia de beringela por cima de cada bife de seitan, salpique com um pouco de raspa de limão e enrole com cuidado para não partirem. Prenda cada bife com fio de culinária ou com palitos.

 

Para o molho de tomate

1 cebola pequena picada

1 dente de alho picado

4 tomates grandes e sumarentos partidos aos pedacinhos (ou uma lata de tomate pelado e partido)

1 colher de chá de orégãos

1 colher de chá de pimentão-doce/paprica

1 colher de chá de açúcar amarelo

Refogue a cebola e o alho numa panela larga. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate, tape e deixe cozinhar 15mn.

Passado este tempo, alguma da água já evaporou e tornou o molho mais cremoso. Deite o resto dos ingredientes, envolva e deixe cozinhar mais 5 mn.

Coloque os involtini com imenso cuidado, tape e deixe cozinhar mais 5mn.

Desligue o lume e deixe repousar mais 5 mn, tapado.
Sirva os involtini envoltos no molho, e não se esqueça de tirar os palitos ou o fio de culinária!
A mangiare!